Infelizmente,podemos notar que o nome de Nikola Tesla, não é citado em nem uma destas aplicações abaixo, e já sabemos que foi ele quem criou o conceito inicial de todos estes experimentos, sem suas teorias, estes não poderiam ser criados.
Lâmpadas e notebooks: saem os fios, entram as antenas
Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/09/2013

A tecnologia SUPA deverá chegar ao mercado em 2014, com previsão de potência suficiente para alimentar tablets e notebooks. [Imagem: Fraunhofer ENAS]
Luz sem fios
Com a ajuda dos LEDs, abajures e luminárias estão se tornando cada vez menores e mais práticos.
E, com a ajuda do design, além de iluminar, estão se tornando peças de decoração bastante atraentes.
O problema é que nada disso combina com um grosso fio que precisa ser estendido até uma tomada, destruindo o apelo visual e eliminando qualquer praticidade.
A solução pode estar na transmissão de eletricidade sem fios, que substitui os fios por antenas.
A viabilidade dessa opção acaba de ser demonstrada por engenheiros do Instituto de Nanossistemas Eletrônicos, da Alemanha.
Eles batizaram sua tecnologia de SUPA (Smart Universal Power Antenna, antena inteligente universal de potência, em tradução livre).
"Sem cabos, você pode colocar suas luminárias em qualquer lugar que você queira sobre a mesa," disse Christian Hedayat, engenheiro responsável pelo projeto.
Antenas inteligentes
A energia é suprida por bobinas instaladas sob o móvel. Cada luminária - ou qualquer outro aparelho com uma exigência de potência compatível - recebe uma antena que capta o campo magnético criado pelas bobinas, gerando a eletricidade por indução.
Mas isto poderia exigir colocar bobinas por baixo de todo o móvel, ou então limitar as posições onde os aparelhos podem ser colocados.
Hedayat e seus colegas encontraram uma solução melhor.
"Nós enchemos uma placa de circuito impresso com várias antenas, de forma que um campo magnético é gerado somente sob a superfície do receptor. As distâncias entre as antenas e suas dimensões foram cuidadosamente ajustadas para produzir um campo homogêneo," explicou ele.
Para que a radiação não seja excessiva, podendo interferir com outros aparelhos, apenas as antenas que estão diretamente sob o aparelho são energizadas, com todas as demais permanecendo desligadas automaticamente.
O grupo agora está trabalhando em um sistema ainda mais inteligente, em que a placa de circuito impressa "conversa" com cada aparelho, recebendo uma identificação que informa se ele deve ser alimentado e qual a potência necessária.
A tecnologia SUPA deverá chegar ao mercado em 2014, com previsão de potência suficiente para alimentar tablets e notebooks.
Ônibus elétricos sem fios começam a rodar na Coreia
Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2013

Apenas entre 5% e 15% da estrada é realmente eletrificada, dependendo da exigência de potência dos motores - nesta foto um dos OLEVs roda na estrada de testes dentro do instituto. [Imagem: KAIST]
Eletricidade sem fios
Os primeiros ônibus elétricos sem fios estão saindo dos laboratórios na Coreia do Sul.
A grande novidade é que os ônibus elétricos não precisam parar para recarregar suas baterias - a energia elétrica é suprida continuamente pelo ar, por meio de um campo magnético criado por cabos instalados sob o asfalto.
Para manter as baterias dos ônibus elétricos sem fios carregadas não é preciso colocar cabos na estrada toda - é suficiente fornecer energia entre 5% e 15% do percurso, dependendo das paradas e das inclinações da via.

A prefeitura de Gumi já encomendou 10 novos ônibus elétricos sem fios, que deverão começar a rodar até 2015. [Imagem: KAIST]
Estrada semi-eletrificada
A transmissão da eletricidade sem fios emprega uma técnica chamada SMFIR - Shaped Magnetic Field in Resonance, campo magnético formatado em ressonância, em tradução livre.
Cabos enterrados sob o asfalto criam um campo magnético que é captado por bobinas instaladas na base dos OLEVs. As bobinas convertem esses campos magnéticos em eletricidade.
Um sistema de sensores detecta a passagem dos ônibus, só então energizando os cabos, evitando o desperdício de energia e a indução dos campos magnéticos sob os carros comuns. Mesmo assim, os campos magnéticos gerados ficam dentro das normas internacionais para a saúde humana (62,5 mG).
A prefeitura de Gumi já encomendou 10 novos ônibus elétricos sem fios, que deverão começar a rodar até 2015.
A Alemanha também já apresentou o seu ônibus elétrico, que também dispensa os trilhos e os cabos dos trólebus, mas ainda depende do sistema tradicional de recarga das baterias.
Recarregador transcutâneo recarrega marca-passos à distância
Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/05/2013

O protótipo foi concebido para aplicação em marca-passos, mas o pesquisador afirma que ele poderá ser adaptado para outros dispositivos de alta potência. [Imagem: MIT Portugal]
Vários grupos de pesquisas estão trabalhando para recarregar as baterias dos implantes médicos por eletricidade sem fios.
Para isso, ele criou um sistema transcutâneo - não-invasivo - para recarregar as baterias equivalentes às usadas nos dispositivos médicos implantáveis.
Este sistema permite uma vida mais longa dos implantes, tais como marca-passos e desfibriladores, dispensando as intervenções cirúrgicas para substituição das baterias que se descarregam.
Em vez de submeter o paciente aos riscos de novas cirurgias - o que normalmente ocorre a cada cinco a sete anos - a bateria poderá ser recarregada através da energia transmitida à distância pelo recarregador.
A eletricidade atravessa o corpo por via transcutânea, atingindo bobinas no aparelho que captam as ondas eletromagnéticas para gerar a eletricidade necessária ao recarregamento.
Ele garante simultaneamente o fornecimento de energia e um canal de comunicação com o operador no exterior para efeitos de diagnóstico e reprogramação do implante. Nestas circunstâncias, não haverá demanda de energia a partir da bateria interna," explicou Abreu.
O protótipo foi concebido para aplicação em marca-passos, mas o pesquisador afirma que ele poderá ser adaptado para outros dispositivos de alta potência, tais como, desfibriladores, corações elétricos artificiais, bombas de insulina ou outros tipos de próteses internas.
O mesmo princípio de transmissão de energia que permite o fornecimento de correntes elétricas reduzidas para implantes médicos também já se mostrou ser viável para otimizar a transmissão de energia elétrica em sistemas de transporte, para recarregar baterias de carros elétricos e mesmo para movimentar trens elétricos.
Recorde mundial de campo magnético supera 100 teslas
Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/03/2012

Os sete conjuntos de bobinas, pesando mais de 8 toneladas, foram alimentadas por este gigantesco motogerador de 1.200 megajoules. [Imagem: LANL]
Barreira dos 100 teslas
Para se ter uma ideia da intensidade desse campo magnético, o nível de 100 teslas equivale a 2 milhões de vezes a intensidade do campo magnético natural da Terra.
A combinação de seis experimentos diferentes gerou um campo de 100,75 teslas.
Recorde de campo magnético
Já foram produzidos campos magnéticos mais fortes, mas a energia envolvida é tão grande que as bobinas literalmente se pulverizam no experimento.
O recorde anterior de campo magnético, gerado de forma não-destrutiva, era de 91,4 teslas.
O objetivo deste projeto é gerar campos magnéticos de forma não destrutiva e a replicação do experimento em uma base regular, o que é essencial para o uso prático dos magnetos em experimentos de laboratório.
Questões científicas
A capacidade de criar pulsos de campos magnéticos extremamente fortes de modo não-destrutivo dá aos pesquisadores uma ferramenta inédita para o estudo de uma série de questões científicas.
As aplicações vão desde o estudo do comportamento dos materiais sob a influência do magnetismo, até o comportamento quântico de transições de fase em sólidos.
Aí se incluem pesquisas sobre a supercondutividade, cristalografia, determinação da estrutura eletrônicas e dos materiais e até um tipo especial de microscopia em nanoescala.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php
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